.::Leitor de Notícia voltar PMJ/SEMATUR Jacundá em busca de desenvolvimento sustentável Publicada em: 17 de Março de 2011 às 11:04 hs | Lida: 2119 vezes.
Fonte: Jacundá Tudo de Bom - Valdomiro Batista
Jacundá em busca de desenvolvimento sustentável Foto: Divulgação

A prefeitura Municipal de Jacundá, através do secretário de Meio Ambiente, Cledemilton Araújo, formou uma comitiva de funcionários, diretores da ACIJ representados pelos Srs. Itonir da Acredilar e Roni da Roni Veículos, do SINRURAL, representados pelos empresários Robson Aguiar, Joanício Carioca, Cal Milaneze, Ananias e Câmara Municipal, representada pelos vereadores João Borges e Nilceu Noberto e o Secretario de Desenvolvimento Ecônomico o Sr, Ricardo que foram até Paragominas coletar informações sobre o modelo de gestão ambiental desenvolvido naquele município, inclusive, vencendo a nona edição do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente.


Executado pelo Departamento de Articulação de Ações da Amazônia (DAAM) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 2010. O prêmio é o primeiro da região Norte e tem o objetivo de valorizar e incentivar iniciativas de proteção ambiental, que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável da região amazônica brasileira.


Mas, para alcançar o reconhecimento como um exemplo eficaz de gestão ambiental pública, foram precisos quase três anos de trabalho. Apostando no uso correto dos recursos naturais como forma de promover as atividades econômicas, a Prefeitura local lançou em 2008 o projeto Município Verde.
A prioridade era retirar Paragominas da lista negra do Ministério do Meio Ambiente, como um dos principais focos de desmatamento da Amazônia e hoje, todos vêem os excelentes resultados obtidos.


“Tudo que é bom e bonito e servir para a nossa cidade, vamos copiar sim.” São estas as palavras do secretário de Meio Ambiente de Jacundá que ficou muitíssimo satisfeito com o prefeito de Paragominas Adnan Demachki e sua equipe pela recepção e pelas informações prestadas com muita clareza e transparência, objetivando contribuir para que Jacundá possa se tornar também um modelo de gestão ambiental de destaque no Pará e no Brasil.


A secretaria implantou o programa de Educação Ambiental com o curso de reciclagem que se iniciou na rede pública de ensino municipal, estendendo-se posteriormente para todas as comunidades. Também vai incentivar a coleta seletiva de lixo nas escolas e em seguida implantar nas ruas.
Para alcançar estes objetivos, dia 22, as 08:00 horas, na Praça Municipal acontecerá o lançamento do Projeto de Educação Ambiental, além de troca de lixo por alimento não perecíveis, a Sematur vai iniciar uma série de palestras nas escolas, nos bairros através das associações visando a educação ambiental de toda a comunidade jacundaense.


Outro fator importante que deverá ser copiado de Paragominas refere-se à merenda escolar que é totalmente adquirida dos produtores rurais do município, movimentando uma renda de 500 mil reais mensais. Jacundá, hoje compra bem mais de 70% dos alimentos para merendas escolares em outros municípios, deixando de gerar renda ao nosso povo, portanto precisará seguir o bom exemplo de Paragominas, onde a comunidade sai ganhando.
Evidentemente que este é um processo que deve contar com a participação direta do prefeito municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Meio Ambiente com incentivos aos produtores rurais e com implantação de projetos piloto em vários setores da economia.


O projeto de hidroponia cuja finalidade é a produção de pepino e pimentão que em breve estará sendo testado pela Sematur com a finalidade de suprir a carência destes produtos em nosso mercado, visa também verificar os custos de produção e a sua viabilidade econômica.
Fala-se muito em desenvolvimento sustentável. O que é e como funciona? É uma atividade sustentável qualquer que pode ser mantida por um longo período indeterminado de tempo, ou seja, para sempre, de forma a não se esgotar nunca, apesar dos imprevistos que podem vir a ocorrer durante este período.
Pode-se ampliar o conceito de sustentabilidade, em se tratando de uma economia sustentável, que não coloca em risco os recursos naturais como o ar, a água, o solo e a vida vegetal e animal dos quais a vida (da sociedade) depende.
O desenvolvimento sustentável é aquele que melhora a qualidade da vida do homem na terra e respeita a capacidade de produção dos ecossistemas. Philippi (2001) enfoca a sustentabilidade ecológica com o uso mais eficiente do potencial dos recursos existentes nos diversos ecossistemas, redução do consumo, redução da poluição.


Se por um lado o progresso e o conseqüente aumento populacional agravam mais o desenvolvimento, por outro vê que existem pequenas iniciativas neste sentido,  discretas, talvez se fala muito sobre tudo isso e se faz pouco, no entanto se para alguns o desenvolvimento sustentável é tido como uma utopia romântica que foge da realidade e do futuro já traçado, para outros é uma necessidade presente e urgente. Cabe a cada pessoa escolher no que quer acreditar.
E se acreditar que podemos mudar a atual realidade de Jacundá é descruzar os braços e começar a agir. 


A prefeitura Municipal através das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico quer transformar a nossa realidade e para isso, está buscando parcerias com outras prefeituras com a sociedade organizada, e em especial, os empresários e agricultores do município, objetivando implementar novas fontes de economia em substituição a atividade de exploração ilegal de madeiras praticamente com os dias contados e que ultimamente já desempregou mais de 3.000 trabalhadores, sem nenhuma expectativa de reposição desses postos de trabalho. (Valdomiro Batista)

.::Compartilhar esta notícias relacionadas
Voltar Imprimir esta Notícia
.::Comente esta notícias
.::Notícias relacionadas - PMJ/SEMATUR
Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade


QUERO ANUNCIAR NO JTB!
.::Mapa do Site .::Curta nossa Fan Pag .::Siga o Jacundá Tudo de Bom
• Noticias • Eventos • Entretenimento • Guia Tudo de Bom • Classificados • + JTB
.::Estatísticas
Acessos Globais: -
© 2010 - 2014 - Todos os direitos reservados ao - Jacundá Tudo de Bom
Ir para o Topo